Total de visitantes....

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Berlin_Germany



Cidade incrível! Impactante eu diria. Uma energia extremamente diferente, pesada, porém clara, limpa, livre de preconceitos. Foi exatamente assim que me senti nessa terra que foi praticamente total devastada pela guerra e pelo desprezo pelo próximo.
Senti uma vontade diferente, de saber, de conhecer, de entender o que se passou naqueles anos em que a Alemanhã foi tomada pela guerra e pelo ódio. Senti necessidade de voltar à escola e reaprender tudo novamente. Senti-me também ignorante, pois apesar de saber que em meu país já houveram muitos conflitos, injustiças e violência, nada se compara ao que aquelas pessoas sofreram durante o perído do holocausto.
E logo, agradeci por ser BRASILEIRA, por ter nascido onde nasci e ter tido a vida que tive até agora!!!
Todos os lugares por onde passei me deixaram muito impressionada, pois é muita coisa pra se saber, se ouvir, descobrir. Muita história em casa monumento, cada canto que se passa. Simplesmente é indescritível a sensação de pisar no mesmo chão onde milhares de pessoas morreram, sofreram abusos, perderam sua chance de seguir em frente...apenas por terem escolhas diferentes.
Há muitos lugares para visitar em Berlin, e infelizmente quatro dias não foram suficientes para explorar bem a cidade. Mas, consegui passar pelos principais pontos que tinha planejado, mas gostaria de ter feito muito mais, claro. O que me impediu foi o frio mesmo....que MEU DEUS, acho que foi o frio mais intenso que já passei até agora....até mesmo por que ficar horas caminhando e turistanto numa temperatura dessas não é lá muito fácil.
Tive oportunidade de conhecer quase todos os monumentos dedicados às vítimas do Holocausto, o local onde Hitler cometeu suicídio, que era também sua "casa", e que diga-se de passagem é um tanto quanto bizarro, pois o que simboliza o locar é uma simples placa, nada maior que uma placa de trânsito, e um estacionamento rotativo...sem monumentos, sem destaque, sem cores, nada...achei gloriosa e genial a idéia de excluí-lo totalmente da memória do país e claro, de fazer com os turistas que por lá passam não se interessem por ele, e sim pela outra parte da sua história.
Também fui visitar outro local, que fica a mais ou menos 35km de Berlim, um dos maiores campos de concentração já criados, a Sachshousen. Extremamente impactante. Me tirou o fôlego por alguns minutos, nem fotos consegui tirar, pois me faltaram olhos, focos, e tato...Bastou-me estar lá, sentir e ouvir atentamente à guia e logo tentar imaginar a dor de todos os que passaram por lá e que lá morreram. É um tipo de turismo que não cabe a qualquer pessoa, é um tanto quanto diferente, como a própria Berlin em si.
Diante de tudo que vi, que senti e que ouvi, posso dizer que Berlin é cultura, é história viva, é um lugar que ainda está se reconstruindo...que ainda tenta digerir as atrocidades vividas no passado...cidade que aceita a tudo e a todos, como iguai...lógico que como em todos os outros lugares do mundo, existem excessões...mas Berlim representou pra mim, liberdade, igualdade, respeito e vontade de seguir em frente...
Não deixa de passar por lá...Berlim é apaixonante!!!

Um comentário:

Mr. Lemos disse...

Tudo o que vc escreveu faz bastante sentido, mas a última frase resumiu bem o que é essa cidade. Tô adorando seu diário de viagem.
bjo